CODIGO PLANTILLA 2 COLUMNAS
CODIGO PLANTILLA 3 COLUMNAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

17 tarefas de organização para fazer no outono

 

Vida Organizada


 

 

O outono é uma estação de recolhimento. Apesar de o clima ser mais ameno no Brasil, em algumas cidades o friozinho nos dá vontade de ficar em casa e, na maioria das vezes, a preguiça aumenta. Veja uma lista com dicas para se organizar relacionadas a esta estação.

  1. Quando ficamos mais em casa, percebemos como temos coisas que não usamos. Não precisa destralhar tudo de uma só vez, mas tente, no dia-a-dia, tirar 15 minutos para analisar uma gaveta, o armário do banheiro, uma prateleira da estante e ver o que pode ser doado, vendido ou descartado. Como as coisas não param nunca de entrar em nossa casa (principalmente embalagens), sempre haverá o que destralhar. Aproveite que ficará mais tempo em casa para fazer essa limpeza silenciosa.
  2. Pinte alguma coisa em casa. Já que você passará mais tempo dentro dela, nada melhor que ter algo bonito para olhar sempre. De um pequeno reparo na porta do banheiro e uma parede inteira.
  3. Limpe os brinquedos de verão, se tiver filhos. Você também pode querer limpar equipamento de camping ou de outros hobbies que tiver. Melhor do que guardar sujo com umidade (ugh).
  4. Aproveite para organizar a logística da casa, o que inclui dar um jeito na entrada e planejar o menu semanal. Essas pequenas atitudes fazem uma diferença enorme na rotina e você economiza muito mais tempo fazendo isso.
  5. Verifique a segurança das portas e das janelas. Você também pode trocar (ou colocar) cortinas para manter a casa mais aquecida. Se estiver nos seus planos, pode ser uma boa trocar os vidros também. Aproveite para lavar os vidros por fora antes que fique frio demais para isso.
  6. Se você ou alguém em sua casa tem problemas respiratórios, aproveite o outono para cuidar dos fios que estão espalhados. 99% das residências têm fios emaranhados atrás do rack da tv e da mesa do computador. Existem organizadores próprios para isso em grandes papelarias (como a Kalunga, que vende online) e eles valem o investimento – além de não serem caros, a diferença visual é gritante.
  7. Já que você vai assistir bastante tv, que tal encontrar uma solução para guardar os controles? Eu não gosto daquelas “bolsas” que ficam penduradas no braço do sofá (acho feias), então costumo colocá-los em um cestinho na mesa lateral. O que não vale é deixá-los ao lado da tv – afinal, se você precisar levantar para mudar de canal, qual o sentido do controle remoto?
  8. Se tiver chaminé em casa, vale a pena limpá-la antes do uso intenso que virá a seguir.
  9. O frio também proporciona o seguinte fenômeno: pessoas andando com chinelos de dedo e meias pela casa! Acabe com essa tortura providenciando chinelos, pantufas ou crocs (para usar só dentro de casa, hein!) para todos os moradores e dando uma casinha para eles (uma cesta embaixo da mesa lateral, por exemplo).
  10. Lave tapetes e cortinas antes de o frio chegar de vez.
  11. Se estiver planejando uma festa junina para o mês que vem, aproveite para montar enfeites de artesanato, como bandeirinhas.
  12. Monte um “cantinho de mimos” ao lado da cama, como neste exemplo. No meu criado-mudo, eu colocaria um bom livro, o meu creme hidratante para mãos e uma moringa com água fresca.
  13. Uma atividade divertida para fazer no outono é costurar. Se você gostar de fazer isso, aproveite para dar um jeito naquelas peças que precisam de barra feita há meses ou outras que precisam de pequenos reparos. Eu uma só tarde você consegue dar um jeito nelas. Faça um chá, ligue o rádio e curta o tempinho frio.
  14. Limpe a despensa para poder estocar mais alimentos (e ir menos vezes ao mercado). Monte o cardápio semanal com base nos alimentos que estiverem perto do vencimento. Faça uma lista de compras para alimentos que duram bastante sem utilizar.
  15. Se você sempre quis ter uma horta em casa ou no apartamento, o outono pode ser uma época excelente para pesquisar a respeito e colecionar sementes. Visitar feiras de flores e outras plantas pode inspirar e é uma atividade muito agradável para fazer.
  16. Não espere acontecer algum problema em casa com o encanamento e a fiação para pensar no que fazer. Tenha um mapinha com a estrutura do imóvel indicando pias, tomadas, vasos, interruptores, pontos de luz etc.
  17. Aproveite o destralhamento inicial e separe roupas para doar. Especialmente nessa época, por causa do frio, é mais fácil doar porque diversos lugares recolhem as peças (verifique as farmácias, escolas e supermercados do seu bairro). Além de fazer uma boa ação, você também consegue organizar melhor o guarda-roupa.

Nenhum comentário: