CODIGO PLANTILLA 2 COLUMNAS
CODIGO PLANTILLA 3 COLUMNAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Guia de cozinha - Saber Como!

 

Dicas e truques na cozinha

Como pelar tomate?
Faça um corte em forma de cruz na parte inferior e coloque-o em água a ferver. Decorridos cerca de 30 a 60 segundos retire o tomate da água quente e coloque-o imediatamente num recipiente com água fria. Depois deste processo é muito fácil pelar o tomate com uma faca.

 

Como saber se a melancia está madura?
Pegue na melancia e bata na casca. Se o som for abafado e oco, a melancia está madura!

 

Como saber se o ananás está maduro?
O ananás maduro pode ser reconhecido pelo seu cheiro intenso. Se o ananás está maduro, as folhas são fáceis de retirar da coroa e a polpa cede ligeiramente à pressão de um dedo. Outra característica do ananás maduro são as pontas espinhosas castanhas da casca.

 

Como é que a cobertura do leite-creme fica mesmo estaladiça?
Polvilhe uniformemente o leite-creme com açúcar em pó e em seguida aqueça-o com um maçarico! Não coloque o leite-creme previamente no frigorífico, uma vez que se pode acumular humidade à superfície o que impede que a cobertura fique estaladiça.

 

Como evitar as lágrimas ao cortar cebola?
Lave a tábua de cozinha e as cebolas previamente com água fria. Utilize uma faca afiada para cortar e não se debruce directamente sobre a cebola ao cortar.

 

Como evitar que o esparguete fique colado?
Nunca deixe o esparguete na água da cozedura, dado que aí amolece e perde o sabor! Escorra o esparguete e misture-o logo com o molho, pois assim a massa absorve o molho. Umas gotas de azeite aromático também conservam a massa solta e al dente.

 

O que deve ter em conta antes de preparar carne de aves crua?
Ao comprar, observe bem a pele. Esta deve estar seca, especialmente nas zonas das dobras. Caso a pele esteja húmida e gordurosa, a carne não está indicada para consumo. Antes de preparar a carne é importante lavar a mesma com água fria e secá-la com papel de cozinha. Durante a preparação da carne e dos legumes utilize diferentes facas ou tábuas de cozinha.

 

Como deixar os crepes fantasticamente finos como em França?
A diferença entre as panquecas alemãs e os crepes franceses é que a massa destes é substancialmente mais fina. Em França utilizam mais leite e menos ovos e farinha do que na Alemanha. Para fritar os crepes é suficiente utilizar uma frigideira bem untada e uma espátula para virar. Distribua a massa de modo uniforme pela frigideira e deixe fritar de um dos lados até a superfície do outro lado deixar de estar em estado líquido, pois assim é mais fácil virar os crepes.

 

Como fazer caramelo?
O caramelo é açúcar derretido a uma temperatura superior a aprox. 135º C. Para fazer caramelo, precisa de uma caçarola larga ou de uma frigideira pesada e de uma colher de pau. A incidência de muito calor, mexendo constantemente, leva a que o açúcar derreta e se transforme num xarope acastanhado. Este pode ser utilizado para caramelizar frutas ou frutos secos ou ainda para um molho apurado através da adição de água ou leite quente ou natas. Tenha em atenção que a incidência do calor não seja excessiva, uma vez que poderá tornar o caramelo muito escuro e amargo.

 

Como fazer panados?
Panar significa "envolver", evita a perda de sucos da carne ou do peixe e preserva o sabor ao cozinhar. Para panar precisa de farinha de trigo, pão ralado e ovo. Seque a carne com papel de cozinha e passe pela farinha, em seguida mergulhe-a no ovo e, por fim, envolva-a totalmente com pão ralado.

 

Como preparar "Roux"?
Roux constitui a base para diferentes variedades de molhos ou sopas. O exemplo mais conhecido é o molho bechamel. Aqueça gordura (manteiga ou óleo para fritar) numa frigideira ou numa panela e adicione farinha, mexendo sempre com uma batedeira de varas manual. A pouco e pouco, regue, junte água ou leite frio à mistura e tempere. Em função da tonalidade mais escura ou mais clara pretendida para o molho, assim deve controlar a temperatura. Para obter um molho branco a temperatura deve ser baixa (lume brando) e para um molho escuro a temperatura deve ser alta (lume forte).

 

Fonte : http://www.lidl-receitas.pt/pt/recipes_pt.nsf/pages/c.ratgeber.Guia_de_cozinha___Saber_Como_

     

 

 

Nenhum comentário: