CODIGO PLANTILLA 2 COLUMNAS
CODIGO PLANTILLA 3 COLUMNAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Dicas para manter a entrada de casa sempre limpa

Vida Organizada


 

 

Imagem: Getty Images

O chão do nosso apartamento é branco, o que me deixa maluca porque até o rejunte sujo incomoda. Outro dia mesmo eu tinha acabado de limpar a entrada de casa e, minutos depois, vi marcas de sujeira no chão, que eu descobri serem do meu sapato, quando eu voltei da rua. Minhas conclusões: preciso comprar um capacho e preciso me habituar a deixar os sapatos na entrada.

Já li em algum lugar que quase toda a sujeira do piso vem dos sapatos quando você chega em casa, e o preocupante não é só a sujeira, mas as bactérias e doenças que o sapato também pode trazer (coitado). Então a melhor dica de limpeza para manter o chão limpo é deixar os sapatos logo na entrada. Para complementar, você pode deixar ali um cesto com chinelos ou pantufas que só devem ser usados dentro de casa, porque também ninguém quer ficar esfregando meias encardidas mais tarde. Mas atenção: esses chinelos não devem ser usados para sair! Nem para levar o lixo lá fora, está bem?

Outras dicas:
  • Tenha um capacho áspero do lado de fora da porta e um de nylon dentro. Passe o aspirador neles com uma boa frequência (ao menos uma vez por semana), pois além de mantê-los limpos, aumenta a durabilidade das fibras.
  • Coloque uma base de borracha ou de madeira onde as pessoas colocarão os sapatos. Isso pode ser muito útil em época de chuvas.
  • Se você mora em uma região rural, pode ser interessante ter um daqueles raspadores de sapato na entrada (muito comum em casas no interior).
  • Tenha um porta guarda-chuvas para que as pessoas não passem com o artefato pingando e ainda por cima pisando no molhado (dói só de pensar).
  • Se tiver cachorros, invista em luvinhas para ir para a rua. Parece frescura, mas é muito séria a quantidade de sujeiras que eles também trazem. Habitue-se a deixar uma toalhinha na entrada para limpar as patinhas deles, caso tenham saído sem.

A grande verdade é que, quanto menos você suja, menos tem que limpar. Ao menos foi isso que eu fiquei dizendo a mim mesma quando precisei passar o pano no piso pela segunda vez no mesmo dia.

E como convencer os transeuntes da sua residência?

1 – Tenha um lugar organizado para deixar os sapatos. Não adianta deixar ali, largados e querer convencer todo mundo que aquela é a melhor maneira de fazer as coisas.
2 – Dê o exemplo.
3 – Para visitas, use desculpas como “tapete novo!” ou “o bebê ainda engatinha”.

Se nada disso adiantar, peça com delicadeza uma vez… e outra…

Se você tiver dúvidas, veja um texto aqui no blog sobre como organizar a entrada de casa e pegue algumas ideias. Lembre-se que a porta de entrada é a primeira coisa que as pessoas vêem quando chegam à sua casa, e que a primeira impressão é sempre a que fica. Cuide dos olhos das pessoas que têm essa visão diariamente: você e a sua família, porque ninguém merece morar em um lugar que acha feio ou sujo.

Nenhum comentário: